
10 dicas para surfar em Salina Cruz
Salina Cruz pode ser o destino para uma surftrip perfeita!
Publicada em: 18/02/2021 17:01:05
Falamos em nosso Instagram sobre o filme da Rip Curl recentemente lançado sobre a temporada de Tom Curren em Salina Cruz. É comum que muitas pessoas se interessem pelo local e o coloquem na rota da próxima surf trip. Se você é uma dessas pessoas, vamos dar 10 dicas para que você conheça tudo sobre a cidade mexicana, mesmo antes de pisar por lá:
Dica 01 - Rotas aéreas
Para chegar a Salina Cruz, existem 3 rotas principais: via Lima, via Bogotá e a mais recomendada, direto de Guarulhos para a Cidade do México.
Dica 02 - A chegada
Ao chegar no primeiro destino (Cidade do México), você deverá pegar outro voo para Huatulco, cidade que fica a mais ou menos 3 horas de Salina Cruz. É importante dizer que esse transfer geralmente é oferecido pelos próprios surfcamps para os clientes.
Dica 03 - Faça compras
Já que após uma viagem de avião você ainda precisará pegar a estrada por 3 horas, é recomendado que você se abasteça com água e comida antes de ir para Salina Cruz.
Dica 04 - O dia a dia
A maioria dos surfcamps trabalha com a modalidade all inclusive (acomodação completa, carro 4x4 e surf guide, que será o responsável a te levar em todos os picos).
O dia geralmente começa cedo. Antes das 5 todos já estão de pé e já começam a busca pelo primeiro pico do dia.
Uma das responsabilidade do surf guide, além de te levar às melhores praias, é montar uma estrutura na areia, para o pós surf. Salina Cruz é extremamente quente, o que demanda um espaço de sombra e descanso. Além disso, é imprescindível manter a hidratação, alimentação e proteção contra o Sol em dia.
Dica 05 - Regras locais
Como qualquer pico, Salina Cruz tem regras locais. Lá, existe uma associação de surf que foi criada para organizar a prática na área. Uma das principais regras é estar sempre acompanhado por um surf guide, para garantir que os viajantes tenham suporte e estejam em segurança, e tenham acesso aos melhores picos nas melhores condições.
Dica 06 - Respeito aos picos
Algo que não é bem visto pelos locais é a divulgação dos picos e rotas. Eles pedem que não haja essa divulgação e pedem que os interessados visitem Salina Cruz para se encantarem pessoalmente pelo local.
Dica 07 - Temporada
A temporada mais recomendada para visitar Salina Cruz é de maio a setembro, com destaque para maio, junho e julho.
Dica 08 - Swell
O melhor swell de Salina Cruz é considerado o de Sudeste e Sul. Já o melhor vento é Oeste e Noroeste. E por fim, a melhor maré é a baixa-média.
Dica 09 - Extensão de viagem
Caso você curta a ideia de estender a viagem, pode separar alguns dias para visitar Puerto Escondido. A cidade é um dos principais destinos do mundo para ondas pesadas e não é muito longe. Para chegar lá, você pode ser deixado em Huatulco e seguir para Puerto Escondido. O local conta com várias opções de pousada na beira da praia e com certeza vale a visita.
Dica 10 - Documentação
Por fim, a documentação necessária é apenas um passaporte com validade de 6 meses a partir da data da viagem.
Com esse post, você já pode começar a planejar sua viagem para Salina Cruz sabendo tudo do local. Quem não gostaria de uma temporada pós pandemia de 100% surf?
Publicada em: 18/02/2021 17:01:05