5 dicas para praticar natação no mar
Quem pratica esportes aquáticos já tem familiaridade com o mar, e por isso, busca novos esportes. Que tal tentar a natação no mar?
Publicada em: 10/08/2021 10:17:25
Quem se sente confortável na água, pode achar que para praticar a natação no mar aberto basta colocar roupa de banho e nadar. Mas diferente disso, esse é um esporte que necessita de preparo, equipamentos e cuidados. Vamos ver alguns deles?
Qual a diferença entre natação no mar e na piscina?
O mar, diferente da piscina, apresenta condições de correnteza, temperatura, ventos e navegação variáveis, e que não estão presentes na piscina. Além disso, a natação no mar não possui interrupção, e por isso, a respiração frontal e estratégia em provas é muito importante.
Quais são os equipamentos e cuidados necessários para nadar no mar?
Dependendo da temperatura da água, procure utilizar roupa de neoprene e touca com cores vivas para ser facilmente avistado. Além disso, mantenha-se hidratado e saiba até onde você pode ir.
Como principais cuidados, é importante conhecer o lugar, avisar que irá nadar a conhecidos e nunca nadar sozinho.
Que benefícios a natação no mar pode trazer?
A natação em si já é um esporte benéfico para a saúde. Ela aumenta a capacidade respiratória e exercita o coração. Além disso, melhora o autoconhecimento, coordenação, flexibilidade e estimula a tomada de decisão rápida e inteligente.
Quais são os melhores lugares para praticar natação em mar aberto?
Saiba agora bons locais para você praticar natação no mar!
1- Posto 6
Um dos principais picos de natação, o Posto 6 é palco das principais provas que envolvem a natação, como o Circuito Acqua e o Rei e Rainha do Mar.
As águas calmas no canto de Copacabana é o que mais agrada e por isso, é comum ver atletas se reunindo para praticar o esporte.
Além disso, esse pico pode proporcionar diferentes níveis de dificuldades, ou seja, o nadador pode optar por beirar a orla, ou, com a segurança e coletivamente, pode cruzar até chegar no Arpoador.
2- Ilhabela
Ilhabela possui duas faces: uma oceânica, em que a água é mais agitada e outra continental, mais calma.
O local abriga uma das principais etapas do X Terra, que inclui uma etapa de natação. Além disso, lá também ocorre o Circuito Litoral.
3- Rio Negro, Manaus
Por fim, saindo do sudeste, Manaus também abriga um pico incrível para o esporte.
As águas quentes do Rio Negro abriga o Challenge Amazônia, que ocorre na zona hoteleira de Manaus.
E aí, se animou?
Publicada em: 10/08/2021 10:17:25