
5 Perrengues de surfar no frio
Alguns deles você pode se precaver. Com outros, precisa se acostumar
Publicada em: 23/06/2016 14:15:12
O inverno é a estação que rola mais onda na região sudeste por conta das ondulações mais frequentes, mas também é a mais fria, principalmente na parte da manhã.
Estar preparado para essas condições é essencial para poder curtir um dia de boas ondas, mas às vezes a pressa e a fissura fazem do surfista um ser irracional que corre pra praia ao menor sinal de ondas e não se preocupa com as condições.
Algumas delas podem ser evitadas e listamos abaixo para tentar ajudar a minimizar esse perrengue.
Usar a roupa errada
É notório, principalmente no Rio de Janeiro, que os surfistas preferem surfar apenas usando uma t-shirt, lycra fina ou até sem camisa. As roupas apropriadas para frio como o long john limitam o movimento do corpo e muitas vezes, um erro de avaliação da temperatura da água e do ar pode transformar um dia de surf com temperatura tranquila, num forno quando se usa esse tipo de roupa sem a devida necessidade. A dica é sempre verificar a temperatura da água e do ar, que podem ser vistas em nossas câmeras, e se for de carro, sempre ter um long john na mala. Caso esteja frio, o máximo que pode acontecer é você voltar no carro pra pegar.
Passar a arrebentação
É muita ingenuidade achar que você vai conseguir entrar no mar num dia bom e frio sem tomar onda na cabeça. Apesar de estar com o equipamento correto protegido do frio, muitas vezes não queremos dar aquele "mergulho de batizado" pra já molhar o corpo quando entramos no mar. Isso só adia o sofrimento pois em algum momento você pode ser surpreendido com uma série na cabeça. Então é melhor se molhar logo na entrada do que passar por esse stress na arrebentação.
Mãos e pés congelados
Se o long john já limita o movimento e muitas vezes não é usado, imagina luvas e botas. No Rio nunca vimos ninguém usar. Mas quem nunca entrou num mar frio, ficou com os pés e mãos congelados e na hora de dropar a onda deu aquela topada na prancha que fica latejando o resto do dia de surf. Pra isso não existe solução. Você pode não usar luvas e botas, mas um aquecimento antes de entrar no mar é essencial pra evitar que suas extremidades congelem rapidamente. No caso de dias de sol forte, o chinelo também não deve ser esquecido. É muito ruim sair com o pé congelado andando na areia quente e só descobrir que está quente quando a sola estiver queimada.
Vontade de dar aquela barrigada
Quem nunca sentiu vontade de dar uma barrigada no mar? Se já é difícil quando a água está quente, imagina no frio. Aquela vontade violenta de fazer o número dois e você dentro de uma roupa de borracha que só abre pelas costas e claro que você não quer abrir porque a água fria vai entrar e você já sofre por antecipação. Pra se precaver dessa situação, só se alimentando bem pra ter o intestino regulado e fazer aquela meditação no trono antes de ir surfar.
Terral gelado nas costas
Um dia você acorda, vê as condições perfeitas num pico, o sol tá quente, o terral tá forte e você dirige alguns quilômetros. Ao chegar na praia se dá conta de que a água está fria e você não levou a roupa de borracha. Você pensa no tempo que vai levar pra voltar pra casa e decide que vai encarar. Aquece bem, já dá um mergulho na água gelada pra se acostumar e começa a remar forte pro outside. Após algumas boas ondas surfadas, você está com frio, mas devido a movimentação de remadas e surfadas acaba não sentindo tanto e acha que está valendo a pena o sofrimento pela recompensa. Depois de um tempo, dá aquela calmaria, você fica um tempo sem dropar onda, o corpo começa a secar e você já começa a evitar de tocar na água gelada com as mãos. O corpo já começa a ficar quente, cada vez mais você não quer tocar na água, já não sente os pés que estão imersos quando de repente sobe uma série e você tá sozinho pra dropar. Começa a remar forte em direção à onda, ela vai crescendo e quando você acha que ela vai quebrar, ela enche, você não consegue dropar e ela passa deixando um maldito véu gelado de terral varrendo todo seu corpo e aí você que já ta puto de não ter dropado a onda começa a pensar: "Porque eu fui esquecer o meu long john".
Publicada em: 23/06/2016 14:15:12