A água está gelada
Após um longo período de água do mar quente, chegou a hora do neoprene
Publicada em: 16/02/2017 12:16:33
Em janeiro fizemos uma matéria com a colaboração do oceanógrafo Mateus Parahyba sobre as possíveis causas de estarmos passando um verão com água do mar muito quente no Rio de Janeiro.
Foram registradas temperaturas acima de 25 graus em dezembro e janeiro chegando a 30 graus alguns dias. Outro registro que fizemos foi a ausência de ventos fortes a tarde na região da Barra da Tijuca que prejudicava a prática do kite surf e wind surf na época que normalmente é a temporada desses esportes.
Na semana passada, tudo mudou. A água começou a esfriar (quem surfou no final de semana de 10 a 12/02 já pôde perceber uma pequena diferença). No mesmo final de semana, os ventos vieram com tudo, chegando a ter rajadas de 30 nós na Barra no domingo. Na segunda-feira a temperatura do mar já caiu para 19 graus.
Como não temos como saber quanto tempo essa temperatura da água vai ficar, é bom além de conferir as ondas, também verificar a temperatura da água na tela conforme imagem abaixo pra não ser surpreendido na hora de surfar. Outro dado importante pra quem faz kite surf é verificar a intensidade do vento na estação do Quiosque K7 pra não chegar pra velejar com um Kite de tamanho grande demais.
Publicada em: 16/02/2017 12:16:33