A influência das marés no surf

Como a troca das marés pode influenciar na sua caída?

Publicada em: 04/09/2018 13:47:10


Você já deve ter pensando alguma vez em como as marés podem influenciar no surf e se talvez exista alguma "maré perfeita" ou a "melhor maré para surfar".

Antes de falarmos sobre essa influência temos que entender o que são as marés.

 

"Marés são as alterações cíclicas do níveis das águas causadas pelos efeitos combinados da rotação da terra com as forças gravitacionais exercidas pela Lua e pelo Sol".

 

Agora, como isso de fato influência no surf? No vídeo abaixo, da última quinta-feira dia 30 de agosto, é mostrado como um swell de mesma altura e período pode sofrer essa grande influência para o surf devido a troca de marés.

No primeiro corte, vemos Itaúna rolando com boas marolas na maré seca (0.2m) por volta das 11h da manhã. Já ao lado direito do vídeo, com a maré bem cheia (1.2m), o mar está totalmente flat, impossibilitando as condições para a prática do surf.

 

 

Segundo o artigo da Nature (clique aqui), em algumas localizações as ondas podem mudar drasticamente dependendo da maré, mas não há uma regra pré-estabelecida para isso. Todo pico tem sua “melhor maré” e para entendermos melhor, primeiro devemos compreender que a troca das marés está relacionada com o nível do mar. A maré cheia traz um maior volume de água para a terra e a maré vazia retraia a água em direção ao mar. Ou seja, quando a maré está enchendo temos o que alguns chamam de “impulso de maré”. Isto é, as ondas ganham mais força. Porém, será que isso faz realmente sentido?

 

Fonte: Nature.com

Fonte: Nature.com

 

De acordo com os pesquisadores da universidade de Plymounth, a resposta é sim! Após obterem dado de boias que estavam em alto mar em um local com grande amplitude de maré, os pesquisadores perceberam, que de fato o pico de energia das ondas era observado durante as marés cheias. Existem outras maneiras de mensurar a influência das marés sobre as ondas, como em lugares onde as mudanças são muito drásticas e podem fazer as ondas desaparecerem completamente dependendo do seu estado.

 

Fonte: blog.swell.com

 

Já quando a maré está seca, o nível do mar é menor, o que faz com que a ondulação tenha mais contato com o fundo, gerando ondas mais empinadas. Esse maior contato  é fundamental para que as ondas quebrem quando elas estão pequenas. Portanto, a maré seca pode ser essencial para que o mar não esteja flat (sem ondas). É claro que é preciso avaliar caso a caso pois isso também depende como estão distribuídos os bancos de areia.

Tenha isso em mente na próxima vez que seu amigo te falar que pegou altas ondas de manhã e quando você foi surfar à tarde as ondas simplesmente “sumiram”. Pode ser um efeito da maré.

Apesar da variação da maré ser menor no Brasil do que em outros países, ela pode ter um grande efeito sobre as condições do surfe. Fique atento.

 

 

Publicada em: 04/09/2018 13:47:10

Itaúna

terça-feira - 16/04/2024
VELOCIDADE
1.4 kts
DIREÇÃO

ÁGUA
TEMPO

SEJA PREMIUM

Tenha acesso a cameras exclusivas, conteúdos e ao nosso alerta de swell.

ASSINE JÁ