
Afinal, qual é o tamanho do mar?
A altura das ondas pelos oceanógrafos, surfistas e a WSL.
Publicada em: 05/07/2016 07:04:35
Existem alguns métodos para calcular a altura das ondas. O tamanho que vemos nos sites de previsão podem ser diferentes do tamanho que falamos entre os amigos e diferente do que as bóias meteoceanográficas calculam.
Com isso em mente, fomos avaliar as particularidades e vantagens e desvantagens de cada um dos métodos.
Os surfistas californianos utilizam o método de Bascom, desenvolvido por Willard Newell Bascom. Ele é considerado simples e lógico, pois considera o ponto de vista de um observador que está na praia com os olhos alinhados com a linha do horizonte e a crista da onda.
Ele, em seguida, mede a onda a partir desse ponto de vista o que seria um tamanho absoluto da onda. Se dá linha do horizonte até a crista tem 1 metro, esse é o tamanho da onda medida pelo Bascom.
Os havaianos já medem ondas de forma diferente. Eles são conhecidos por medir suas ondas por trás o que acaba cortando determinada altura das ondas . Os havaianos consideram a medida dos californiamos exagerada.
Entretanto, a escala de onda havaiana (Hawaiian Wave Scale) tem algumas desvantagens. É difícil medir pequenas ondas, pois quase não possuel parte de trás; não pode ser confirmado a partir da praia já que é medida pelas costas da onda; é baseado em variáveis emocionais como coragem; não mede toda a face em que os surfistas podem utilizar, e não se aplica às ondas que são grandes e pesados, mas que não têm uma grande parte traseira, como Teahupoo que possuem parte do tamanho abaixo do nível do mar.
Existe ainda um terceiro modo. Uma abordagem mais justa e equilibrada que é baseada na área que um surfista pode realmente surfar na onda. Tendo em mente que o chão da onda (onde ela fica na horizontal) é o ponto mais baixo da face da onda, a hipótese de “Surfable Wave Face” considera aproximadamente 2/3 da altura do Método Bascom. Esta seria o tamanho da onda pela lógica da área surfável e pode ter uma diferente variação entre ondas cheias e buracos.
Resumindo: uma onda de dois metros (6 pés) medido com o método de Bascom corresponderia a uma onda de um metro na escala havaiana (3 pés); e uma onda de 1,3 metros (4,2 pés) usando pelo “Surfable Wave Face”.
O surf profissional, em competições, utiliza o método “Surfable Wave Face” para medir a altura das ondas, que é considerado um meio termo.
E as alturas de onda no Brasil? O que utilizamos normalmente?
A altura de onda que você vê no em sites de previsão de onda de surf (como Surfline e WSL ou Magic Seaweed) seguem o método de “Surfable Wave Face”. Podemos de alguma maneira considerar o seguinte sobre as alturas de onda:
1 pé (ft ou’) = do tornozelo ao alto da canela
2 pés = do joelho ao alto da coxa
3 pés= da cintura ao alto da barriga
4 pés= do peito ao alto do ombro
5 pés= altura da cabeça
6 pés= 1 pé acima da cabeça
8 pés= 3 pés acima da cabeça
10 pés=5 pés acima da cabeça ou paredes duas vezes acima da cabeça
12 pés= Paredes maiores que duas vezes acima da cabeça
Os surfistas brasileiros são mais parecidos com os havaianos, e consideram as ondas menores que o valor da sua face surfável. O surfista brasileiro utiliza o fator de aproximadamente 0,6 em comparação com a escala acima. Abaixo está a conversão da escala para a escala / nomenclatura comumente utilizada pela maioria dos surfistas no Brasil:
1 pé na escala acima (SWF) = 0,6 pés no Brasil = 0,18m
2 pés (SWF) = 1,2 pés (BR) = 0,37m
3 pés (SWF) = 1,8 pés (BR)= 0,55m (meio metro)
4 pés (SWF) = 2,4 pés (BR) = 0,73m
5 pés (SWF) = 3 pés (BR) = 0,91m
6 pés (SWF) = 3,6 pés (BR) = 1,1m (um metro)
7 pés (SWF) = 4,2 pés (BR) = 1,28m
8 pés (SWF) = 4,8 pés (BR) = 1,46m (um metro e meio)
10 pés (SWF) = 6 pés (BR) = 1,83m
12 pés (SWF) = 7,2 pés (BR) = 2,19m (dois metrões)
E você? Como mede as ondas?
Publicada em: 05/07/2016 07:04:35