Surf Spot 1

Análise pós-ressaca: os fundos melhoraram?

Alguns bancos de areia deram espaço as tão esperadas valas

Publicada em: 24/04/2016 13:11:05


A tão aguardada ressaca que ocorreu entre os dias 20 e 22 de abril veio um pouco menor do que o esperado, durando poucos dias. Mas será que foi suficiente para mudar os fundos das praias propiciando uma melhora na qualidade das ondas?

Após o swell, a equipe do SurfConnect analisou várias imagens de suas câmeras pra entender o que mudou no fundo das praias sob uma perspectiva visual.
Para facilitar a interpretação da análise, usamos três critérios simples para classificar as condições. Nossa análise tem o objetivo apenas de apresentar as condições em comparação com "antes da ressaca" e não afirmar se historicamente está bom ou ruim.

Confira abaixo:

Leme e Diabo: Melhorou
Em comparação com as condições observadas antes da ressaca esses dois picos melhoraram com ondas mais triangulares e com um percentual maior de ondas abrindo. Antes da ressaca era observado, em sua maioria, linhas de ondas retas fechando na beira principalmente na Praia do Leme.

 

 Foto: Captura da Praia do Diabo

 

Arpex e Ipanema: Continua igual
Apenas um dia de ondas realmente grandes que até chegaram a quebrar no Arpoador, não foi suficiente para trazer areia pro fundo do Arpex para voltar a ter uma arrebentação no outside. Em Ipanema tanto durante a ressaca quanto após, as ondas continuam quebrando perto da areia e fechando bastante.

 

 Foto: Captura da Praia do Arpoador

 

Leblon: Melhorou
Na praia do Leblon já é possivel surfar em algumas valas entre o Posto 11 e o Pontão.

São Conrado: Igual
Assim como no Arpoador, o canto esquerdo da Praia de São Conrado continua quase sem areia e as ondas chegam a bater no calçadão e na ciclovia. Dá pra surfar no pico, mas as condições continuam semelhantes as observadas antes da ressaca.

Postinho, Meio da Barra, Posto 6 e Reserva: Melhorou
Na orla da Barra da Tijuca que compreende o Quebra-mar até a praia da Reserva as valas voltaram a aparecer. Aquele banco de areia sem fim deu lugar a bancos de areias intercalados com correntes de retorno (valas). Ainda não estão em condições boas como geralmente ocorre, mas em comparação com as condições de antes da ressaca, melhorou muito. No último final de semana já rolaram ondas abrindo para os dois lados as vezes rolando até a beira.

 

Foto: Captura do Meio da Barra

Canto Recreio e Macumba: Continua igual
O Canto do Recreio e a Praia da Macumba que, durante os últimos meses, salvaram os surfistas com boas condições de surf não tiveram alterações relevantes em suas ondas. Sendo assim, continuamos a ver boas condições nesses picos.

 

Conclusão:
De uma forma geral, a ressaca mexeu nos fundos das praias melhorando as condições de surf principalmente na orla da Barra da Tijuca. A maioria dos picos tiveram melhora na formação das ondas, mas outros como o Arpoador e Ipanema, continuaram ruim.
Nesta semana já existe outra previsão de ressaca para a orla do Rio de Janeiro.
O jeito é ficar na torcida para que mais swells melhorem as condições nos próximos dias proporcionando aos surfistas locais surfe de qualidade em todas as praias e que também crie boas condições para a realização do campeonato mundial de surf em maio.

Publicada em: 24/04/2016 13:11:05

Reserva

sexta-feira - 23/05/2025
VELOCIDADE
12.42 kts
DIREÇÃO

ÁGUA
17º
TEMPO
17º

SEJA PREMIUM

Tenha acesso a cameras exclusivas, conteúdos e ao nosso alerta de swell.

ASSINE JÁ