Surf Spot 1

Fundo do Mar no Rio

Entrevista com o biólogo Ricardo Gomes sobre a vida marinha carioca

Publicada em: 05/04/2016 15:02:46


Ricardo Gomes é um dos mergulhadores e biólogos mais entendidos do fundo do mar carioca. Após 15 anos desenvolvendo o documentário Mar Urbano ele conta como é mergulhar no Rio.

 

Confira a entrevista abaixo:

 

Entrevista Ricardo Gomes para SurfConnect

 

Quais são os lugares no Rio mais ricos em vida marinha para snorkel?

Para o mergulho de snorkel todas as pontas de praia no Rio são muito ricas em vida marinha. Como por exemplo Arpoador, pontão do Leblon, canto esquerdo de São Conrado. Uma parte muito rica é abaixo do Elevado do Joá, entre São Conrado e o Costa Brava.

 

Quais os tipos de peixes que encontramos no Rio?  Alguma espécie está desaparecendo?

Nós temos uma representatividade muito boa dos peixes do Oceano Atlântico. Pode-se encontrar Anchova, Tainha, Marimbá, Xilema, Xarelete, Xaréu, Garoupa, Robalo, Badejo.

Há cerca de 30 anos atrás se encontrava o peixe Mero que podia chegar até 450 kgs. Só que agora está em extinção e é proibido pescá-lo. É importante se atentar pois ele é muito parecido com a Garoupa mas a pesca desse peixe pode levar a prisão, pois é um crime inafiançável.

O melhor mesmo é trocar o arpão pela GoPro. O mar já sofre um stress muito grande. Nos últimos 50 anos 90% das espécies dos grandes peixes, como o Marlim, entraram em declínio.  Nós surfistas ou todos que amam o mar devemos pensar 2 vezes antes de comprar um arpão para matar peixes. O carioca deve ser consciente sobre a preservação das espécies devido a toda sua história de tradição com o mar. O exemplo tem que partir de nós.

Com as câmeras do SurfConnect você consegue ver a transparência da água. Então vamos usar isso sabiamente. Devemos usar essa tecnologia para contribuir com o oceano e não destruí-lo. A Garoupa é um peixe super dócil. Matar ela é a mesma coisa que matar um cachorrinho.    

 

Quando devemos ir? Existe uma época em que água fica mais cristalina? O que interfere na visibilidade?

Precisamos de uma ondulação de sul e vento sul-sudoeste. Se ventar mais de 3 dias de sudoeste a água fica limpa. Porém no Inverno, quando venta sudoeste, o mar também sobe e você não consegue mergulhar. Mas no verão, mesmo com o sudoeste, as vezes o mar não sobe e temos uma condição perfeita para o mergulho. Nos meses de Dezembro a Abril são as melhores épocas. Abril, inclusive, é o melhor mês do ano.

 

Os peixes que comemos, são pescados no Rio? A comunidade de pescadores do Rio, consegue viver com o que pesca?

As colônias de pesca do Rio de Janeiro, ano após ano, pescam menos peixes. Famílias que tem várias gerações na pesca, estão se desfazendo dos negócios. Por muitos anos no Rio de Janeiro foi se pescado mais do que os peixes conseguem se reproduzir. O ministério da Pesca divulga a época de reprodução de cada espécie. Quando se pesca nessa época, está praticamente dizimando uma população inteira que poderia estar nascendo. Porém  isso não é fiscalizado e nem as multas são aplicadas. Mas ainda sim, uma boa parcela do que consumimos vem das nossas águas. Para fazer um consumo sustentável de peixe, é preciso que as pessoas saibam qual é a época de reprodução de cada peixe e se o consumidor evitar de comprar o peixe nessa época, já é uma boa ajuda. Caso o consumidor encontrar um peixe a venda em época de defeso, ele deve pedir ao estabelecimento a nota fiscal da compra desse peixe e se a data coincidir com a época do defeso, pode ser feita uma denúncia daquele estabelecimento.

 

Sabe se o Tamar ou alguém faz algum trabalho com as tartarugas da Prainha?

O Tamar está presente em alguns estados do Brasil. É um projeto com mais de 30 anos e essas tartarugas que estamos vendo na praia aqui, já um reflexo do sucesso do Tamar. Todo o trabalho que o Tamar desenvolve ajuda no crescimento e desenvolvimento dessas tartarugas e é provável que algumas dessas tartarugas tenham chegados nessa idade com ajuda do trabalho do Tamar.

 

Como foi o lançamento do documentário Mar Urbano? O que achou da receptividade do pessoal que assistiu?

O documentário Mar Urbano é fruto de 15 anos de trabalhando acompanhando a vida de 5 mergulhadores no Rio de Janeiro. A relação dessas pessoas com o ambiente marinho. A receptividade do filme foi excelente. Foi a 1ª vez que o carioca viu o mar de Ipanema. O filme teve uma atenção toda especial, foi para televisão, no jornal Globo e na Band. Sempre levantando uma bandeira muito ímpar: onde ainda existe vida marinha, ainda dá tempo.

Então é uma coisa que nós temos que fazer agora para que nossos filhos e netos continuem a ver a essa vida marinha. Nós temos a obrigação de fazer alguma coisa. Apesar da tradição do carioca com o mar, nós não temos a cultura de mar. Então o dia que o carioca saber o que tem de baixo do mar, quais são os peixes na orla carioca, ele vai começar a defender o mar. Como dizia Jacques Cousteau, “O homem só preserva aquilo que ele conhece”, e esse foi o objetivo do filme Mar Urbano. Passar esse conhecimento para a população e motivar ela a preservar o mar.

 

Já tem novos projetos?

Estou fazendo uma pesquisa sobre a vida marinha que ainda existe na Baía de Guanabara.

 

Quais são os maiores poluentes do mar no Rio de Janeiro?

Saneamento não existe. Todo esgoto da zona sul e centro da cidade soltam em Ipanema há 40 anos.

 

Você teria uma sugestão de como as autoridades podem diminuir a poluição nos mares?

Poderíamos ter uma estação de tratamento para emissário submarino de Ipanema. Por exemplo, depois de você apertar a sua descarga, o esgoto sai sem nenhum tratamento a 3km da areia. O INEA calcula que à essa distância quando o esgoto volta, o índice de poluição já é aceitável. Mas o nosso índice aceitável é 10 vezes maior que o dos EUA. Por isso que os turistas passam mal quando mergulham em Ipanema. A única proteção que tem é um gradeamento que impede que coisas maiores que uma bola de tênis passem. Tudo menor vai sem nenhum tratamento.

 

A solução seria pegar um espaço no Jockey Cub e fazer uma estação de tratamento de esgoto. Isso beneficiária uma parcela enorme do Rio de Janeiro.

 

Alguma dica para o carioca?

Compre uma GoPro e não um arpão.

 

Link para entender o que é o Defeso e época do defeso das espécies do nosso litoral:

http://www.fiperj.rj.gov.br/index.php/main/defeso

 

 

 

Publicada em: 05/04/2016 15:02:46

Ipanema

sábado - 11/01/2025
VELOCIDADE
3.11 kts
DIREÇÃO

ÁGUA
17º
TEMPO
17º

SEJA PREMIUM

Tenha acesso a cameras exclusivas, conteúdos e ao nosso alerta de swell.

ASSINE JÁ