Conheça os fatores que influenciam a coloração mais escura da água do mar no Rio de Janeiro

Saiba por que as praias cariocas estão com um tom diferente de como costuma ser no restante do ano.

Publicada em: 14/12/2021 16:50:29


Nos últimos meses, quem frequenta as praias do Rio já percebeu que a água do mar tem estado mais escura. Uma das principais causas desse fenômeno pode ser a proliferação de algas, como o fitoplâncton. Pesquisadores estão analisando amostras coletadas nas praias do Rio e de Arraial do Cabo e até o momento nenhuma alga tóxica foi encontrada. Porém, mesmo a princípio não tendo riscos para os banhistas, a água mais escura tem afastado os cariocas das praias.

Ressurgência

Conversamos com Ricardo Gomes, biólogo marinho pela UFRJ e Diretor do Instituto Mar Urbano, para entender as possíveis causas da mudança de coloração na água. De acordo com o biólogo, “os ventos leste e nordeste predominaram desde o final de agosto até agora, trazendo uma água que vem de profundidade, o fenômeno da ressurgência. A água mais fria e rica em nutrientes vem pra superfície. Essa água serve de alimento para a base da cadeia alimentar, que são os fitoplâncton, e ocorre essas florações de algas.” 

Segundo o G1, uma nota técnica divulgada pelos pesquisadores aponta que, “quando as condições de luz, temperatura e nutrientes são favoráveis, esses micro-organismos podem se multiplicar e formar manchas na água do mar.”

Poluição

Além do fenômeno da ressurgência, a poluição jogada no mar também pode ser um fator. O Emissário Submarino de Ipanema é um exemplo de descarte do esgoto não tratado diretamente no mar. “O esgoto não tratado também serve de alimento para essas algas. E não necessariamente a gente tem esse fenômeno da maré vermelha só em água gelada, às vezes com o calor e excesso de poluição e esgoto a gente tem também floração de algas”, diz Ricardo. 

“A gente precisa de mais ventos do quadrante sul e sudoeste, trazendo uma água oceânica mais quente e limpa.” Para o biólogo marinho, essa é a primeira coisa que precisa acontecer para a água voltar a cor normal. Mas não podemos ficar só esperando o vento sul chegar para limpar a água, precisamos também fazer a nossa parte. 

Mudanças climáticas

Outro fator que também pode ser associado são as mudanças climáticas nesse período grande que teve com predominância de água gelada e escura, meio fora de época. “Essa água acontece mais no verão e geralmente esses fenômenos vêm e passam 10 dias, depois acabam, e a gente tá falando de meses em que a água tá mais fria e escura”, declarou Ricardo.

Publicada em: 14/12/2021 16:50:29

Tour pelo Rio

quarta-feira - 17/08/2022
VELOCIDADE
0 kts
DIREÇÃO

ÁGUA
TEMPO

SEJA PREMIUM

Tenha acesso a cameras exclusivas, conteúdos e ao nosso alerta de swell.

ASSINE JÁ