
Década Internacional da Oceanografia
Foi declarada no último dia 06 de dezembro, pela Organização das Nações Unidas.
Publicada em: 21/12/2017 12:13:24
Entre os anos de 2021 a 2030 diversas ações, lideradas pela UNESCO, serão realizadas em prol dos oceanos na Década Internacional da Oceanografia para o Desenvolvimento Sustentável declarada no último dia 06 de dezembro, pela Organização das Nações Unidas.
A iniciativa visa ampliar a cooperação internacional em pesquisa para promover a preservação dos oceanos e a gestão dos recursos naturais de zonas costeiras. Para se ter uma ideia, cerca de 3 bilhões de pessoas dependem da biodiversidade costeira e marinha para suas necessidades básicas.
A diretora-geral da agência da ONU, Audrey Azoulay, ressaltou que ainda existem persistentes lacunas de conhecimento sobre os mares. “O oceano é uma nova fronteira. Ele cobre 71% do planeta e (no entanto) nós exploramos e conhecemos menos de 5% dele.” Mesmo com tantos avanços tecnológicos, cientistas ainda não conseguiram avaliar consistentemente os efeitos cumulativos das atividades do homem sobre os oceanos, como as consequências da poluição, do aquecimento e da acidificação.
“Uma das prioridades da Década será fortalecer e diversificar as fontes de financiamento, particularmente para os países insulares em desenvolvimento e para os países menos desenvolvidos”, explicou Audrey, que acrescentou que o período servirá também para ampliar parcerias em prol da transferência de tecnologia.

Publicada em: 21/12/2017 12:13:24