Final Bizarra
Uma conversa estranha e uma performace mais estranha ainda.
Publicada em: 13/10/2016 10:58:45
Por Lauro Souza.
RIO DE JANEIRO - Ontem (12/10/2016) aconteceu a final em Hossegor e o Brasil estava nela. Brasil vs Hawaii. Medina (2º lugar no ranking) x Keanu (33º do ranking). Após uma semi-final devastadora em que Medina surfou 15 ondas e deixou Kolohe Andino em combinação, tudo indicava para mais uma vitória esmagadora do Brasil.
Não foi o que aconteceu.
Medina estava perdido. Perdido em seu surfe, em sua estratégia e no pico.
Keanu fez o dever de casa, ficou na vala de esquerda e manobrou bem as ondas até o último lip...deu batida e deu rasgada e garantiu notas razoáveis.
Se Medina tivesse seguido essa estratégia e ficado na vala, provavelmente teria conseguido tirar essas notas.
Medina aparentemente estava impaciente... começou na direita que fechava no banco e morria na vala e foi para esquerda; ali escolheu uma errada e, diferente de Keanu que escolhia as certas, pegou uma onda murcha e resolveu voltar para a direita enquanto Keanu aproveitava as marolas na esquerda sozinho. Seu pai Charlie mandava sinal da areia: “volte para esquerda”, mas ele insistiu por muito tempo na direita e não arrumou nada.
Quase 30 minutos depois ele resolveu voltar para esquerda, e enfim surfou a maldita ondinha em que Keanu estava arrancando os pontos. Fez um 5.00, sua primeira nota que entraria para o somatório final. Se não fosse a interferência que ele fez no último minuto.
Isso mesmo. Depois de não saber em que vala ficar, depois de não saber quais ondas escolher ele ainda fez uma interferência para colocar a cereja no bolo de Keanu.
Faltando 15 segundos para terminar, Medina pegou a direita que tanto buscava e acertou um “Full Rotation”. Tirou 7.00. Faltando 10 segundos Keanu também pegou uma direita mas a diferença foi que ele caiu do “Full Rotation”.
Depois de uma final completamente atípica veio o acontecimento que mais me surpreendeu. Os dois se encontraram na beirinha d’água e conversaram sério sobre algum assunto. Geralmente o que se vê é um aperto de mão, parabéns e tchau. Mas não. Pelo tempo, linguagem corporal e expressão facial, eles trataram de algum assunto sério ali.
Conclusão da final
Quanto a Keanu, ele fez a sua parte. Os juízes também. Quanto a Medina, ele era outra pessoa. Talvez estivesse cansado, talvez estivesse satisfeito com o resultado, talvez as coisas não tenha se encaixado naquela bateria ou talvez ainda exista um pouco do sentimento pós Trestles, onde nos olhos de muitos ele foi garfado e nos olhos dele, ele poderia fazer o que fosse que os juízes não dariam. Nessa linha de raciocínio, do que adiantaria ele fazer o feijão com o arroz do Keanu?
Publicada em: 13/10/2016 10:58:45