
Invenções com grande potencial para limpar os oceanos
Listamos 4 grandes invenções que podem ser sinônimos de esperança para o futuro dos mares
Publicada em: 01/02/2021 12:33:01
Em nosso Instagram, abordamos o efeito que temos nos oceanos. A quantidade de lixo, poluição e a extinção de espécies. Tudo isso entra na nossa conta, e ela cresce, cada vez mais. A mudança de comportamento deve ser generalizada e urgente, afinal, não temos muito tempo e nem eles, os verdadeiros habitantes dos oceanos.
Sabendo disso, muitas pessoas ao redor do mundo têm dedicado seu tempo para solucionar esse grande problema. E hoje vamos mostrar que soluções são essas! Vem ver!
O removedor de micro plástico:
Essa é uma inovação que lembra que idade não é documento. Criada por uma menina aos 12 anos, ela desenhou um robô capaz de reconhecer microplásticos por meio de raios infravermelhos.
O reconhecimento dessas partículas de plástico é essencial, pois, como o nome diz, se trata de objetos extremamente pequenos, então detectá-los e capturá-los sem um aparato tecnológico é extremamente difícil.
Projeto Seabin - Lixeira marítima
Como o próprio nome diz, a ideia consiste em colocar “lixeiras” no fundo do mar e filtrar tudo que não deve estar nesse ambiente. Ele funciona da seguinte forma: a água é sugada por estes objetos e um saco impede que o lixo retorne ao mar.
Assim, a única coisa liberada é a água limpa.
O SeaVax consiste em um barco robótico que funciona como um grande aspirador capaz de sugar materiais de plástico presentes no mar. Além disso, ele funciona por meio de energia solar e eólica, cumprindo a promessa de ser sustentável em todos os níveis.
Provavelmente a mais conhecida, a 4Ocean é a dona da iniciativa em que o consumidor compra uma pulseira por cerca de $20, e a empresa se compromete em retirar um quilo de lixo do oceano. Ela foi pensada por dois surfistas: Alex Schulze e Andrew Cooper. O projeto é mais voltado para a ação humana, porém a sua eficácia é comprovada: já foram retirados mais de 5.000.000 quilos de lixo.
O ser humano é capaz de grandes destruições, mas de reconstruções também. Como amantes dos esportes aquáticos, temos o dever de fazer o oceano ser um lugar melhor não apenas para nós, mas principalmente para seus habitantes.
Conhece outro projeto bacana? Conta pra gente nos comentários!
Publicada em: 01/02/2021 12:33:01