
Kitesurf para iniciantes
Respondemos algumas das principais perguntas para você começar a praticar kitesurf!
Publicada em: 02/03/2021 10:11:28
O kitesurf foi criado em 1985 por dois irmãos franceses: Bruno e Dominique Legaignoux. Antes disso, já existia um embrião do esporte: os chineses utilizavam pipas para auxiliar os barcos no transporte de cargas pesadas.
Após a sua criação, o esporte só se popularizou em 1990 e desde então, ele tem conquistado muitas pessoas.
Por isso, hoje vamos responder algumas perguntas comuns para quem deseja iniciar no kite.
Não comece sozinho.
O kitesurf por si é um esporte complexo para iniciantes, e mesmo que você seja rato de praia, é bem provável que a sua intuição não te ajude muito a aprender o esporte. Por isso, é importante que você busque profissionais qualificados para te ajudar nesse primeiro momento.
Não é necessário preparo físico prévio
Pode ser que muitas pessoas achem que para praticar kitesurf, é preciso alguns pré-requisitos, porém viemos desmistificar isso. Não há requisito básico para iniciar o kitesurf, mas existem sim algumas habilidades ou características que ajudam na evolução do esporte, como estar em bom condicionamento físico, ter familiaridade com o mar e principalmente saber nadar.
Você não precisa comprar o equipamento agora!
Para muitas pessoas, pode ser que o investimento seja o principal obstáculo para começar a praticar kitesurf, porém grande parte das escolas sabem que você só saberá se valerá a pena desembolsar esse valor, se conhecer e curtir o esporte. Por isso, geralmente esses locais oferecem o material necessário até você tomar uma decisão.
A maioria das pessoas precisa entre 10 a 12 horas de treino para poder ficar em pé e andar, mas pode ser que essa quantidade varie. Se o aluno já tiver experiência com esportes de prancha como wakeboard ou windsurf, combinado com o acompanhamento correto, ele pode ficar independente em um dia.
No fim do curso, você deve ter conhecimento e capacidade para tomar decisões de forma independente e praticar em segurança. Além de saber determinar as condições de cada localização, ter conhecimento do impacto que o clima, o vento e as marés podem ter.
Qual o principal desafio no kitesurf?
Isso varia de acordo com cada pessoa, porém é muito comum que algumas tenham medo de começar a praticar e precisem daquele empurrãozinho para a primeira aula, enquanto outras ainda precisam aprender a confiar no equipamento.
Quais os melhores locais do Brasil para praticar kitesurf?
Com as principais perguntas respondidas, não há mais desculpa para não começar a praticar kitesurf. Caso você precise de uma ajudinha nossa, dá uma olhada nesses locais incríveis, considerados os melhores do Brasil para praticar o esporte.
1- Ceará
Pelos seus ventos constantes, o Ceará é o paraíso de quem pratica kitesurf, sendo o destino de diversos atletas. As principais cidades procuradas são: Cumbuco, Icapuí, Icaraí de Amontoada, Taíba e Lagoa Cauípe.
2- Atins, Lençóis Maranhenses
A viagem para os Lençóis Maranhenses por si já vale a pena, afinal, você verá um cenário paradisíaco. Mas além da vista, o Vilarejo dos Atins é um ótimo pico para kitesurfistas. A comunidade do esporte é bem grande e companhia não faltará!
3- Arubinha, Araruama
Localizada no em Araruama, Rio de Janeiro, Arubinha não é o destino mais óbvio de kitesurf, podendo ser considerado um paraíso escondido dos cariocas. O pico conta um espelho d’água perfeito para a prática do kite.
4 - Barra da Tijuca, Point K7
Esse pico é uma dica da campeã mundial Bruna Kajiya “Esse lugar é legal porque é um dos poucos dentro da cidade. O bacana é que tem ondas e kickers pra pular e surfar. Sem contar que tem uma vista linda do mar para a Pedra da Gávea e para as ilhas logo em frente.”
5 - Praia da Enseada, São Sebastião
O Praião, como é conhecida a Praia da Enseada fica localizada em São Sebastião, São Paulo. O pico é interessante para quem está iniciando a prática ou prefere águas rasas ou flat. O vento com as melhores condições é o leste.
É importante ressaltar também que as melhores estações para visitar é na Primavera e Inverno.
E agora, conta pra gente, em qual pico você vai começar?
Publicada em: 02/03/2021 10:11:28