Maya entra no Guinness Book

Após demora da WSL para registrar sua onda, a big rider Maya Gabeira tem finalmente seu recorde concedido.

Publicada em: 01/10/2018 16:05:45


A big-rider carioca Maya Gabeira está oficialmente no livro dos recordes. A WSL concedeu, hoje (01), oficialmente o primeiro prêmio do “Women´s XXL Biggest Wave Award” a surfista brasileira, que ainda estabeleceu uma nova marca a ser registrada no Guinness World Records: a maior onda surfada por uma mulher. Maya, de 31 anos de idade, surfou uma onda medindo 68 pés, ou 20,72 metros de altura da crista até a base, no dia 18 de janeiro deste ano no famoso pico de ondas gigantes da Praia do Norte, em Nazaré, Portugal.

“Estabelecer o recorde mundial tem sido um sonho e um desejo meu há muitos anos”, disse Maya Gabeira. “Mas, claro que após aquele acidente que sofri nessas mesmas ondas de Nazaré em 2013, o sonho parecia ter ficado muito distante. Eu trabalhei bastante durante toda a temporada no ano passado, para estar 100% pronta de novo. Então, conseguir o recorde mundial é muito especial para mim”.

 

Foto: Bruno Aleixo

 

No ano de 2013, Maya, quase morreu afogada após sofrer uma vaca em uma onda gigante, no mesmo pico que agora lhe concedeu o recorde maior onda surfada por uma mulher. Na ocasião, a surfista foi resgatada por outros big-riders que também estavam na praia no dia do ocorrido.

A carioca teve problemas junto a World Surf League, pois a mesma é quem teria que registrar sua onda junto ao Guinness Book. Após tentativas de contato com a entidade do surf e todas sem sucesso, Maya, então criou uma petição online para pedir ajuda para conseguir que seu recorde fosse finalmente reconhecido. Seu abaixo-assinado contou com mais de 18 mil apoiadores e agora a surfista pode comemorar este grande feito para o surfe feminino e para o Brasil.

A premiação, que normalmente acontece sempre no mês de Abril, foi adiantada pelo fato de ser uma situação de recorde mundial. A cerimônia foi realizada no famoso farol que vigia as ondas da Praia do Norte, em Nazaré e contou com a presença de um árbitro oficial da Guinness World Records que entregou a Maya um certificado declarando que ela é a atual detentora do recorde de maior onda surfada por uma mulher.

 

Publicada em: 01/10/2018 16:05:45

Maluf

terça-feira - 11/12/2018
VELOCIDADE
3.78 kts
DIREÇÃO

ÁGUA
TEMPO

SEJA PREMIUM

Tenha acesso a cameras exclusivas, conteúdos e ao nosso alerta de swell.

ASSINE JÁ