Os melhores picos para surfar no Rio de Janeiro, São Paulo e outros lugares do Brasil
O Brasil possui 2.095 praias. Pela grande quantidade, é difícil escolher A melhor, e por isso, fomos direto na fonte: nossos seguidores.
Publicada em: 20/09/2021 11:05:32
Não à toa, o Brasil tem se destacado crescentemente no surf, com destaque para o Brazilian Storm e seu precursor, Mineirinho.
Mas diante de todas as opções disponíveis, quais são os melhores picos para praticar o surf? Nós fomos atrás dessas informações, mas ao invés de fazer pesquisas de acordo com sites de viagem, dados e órgãos com critérios engessados, fizemos algo melhor ainda: perguntamos aos nossos seguidores, frequentadores assíduos das praias do Rio, São Paulo e de surftrips. Perguntamos não objetivamente, mas subjetivamente, que pico possui um espaço especial no coração de cada um. E esses foram os resultados:
Os melhores picos do Rio de Janeiro:
1- Macumba:
Seu nome oficial é Praia do Pontal, mas devido ao seu histórico de receber diversas oferendas religiosas de praticantes do candomblé e umbanda, ela ficou carinhosamente conhecida como Praia da Macumba.
Localizado no Rio de Janeiro, o pico tem boas ondas o ano inteiro. Geralmente elas são compridas e cheias, o que permite praticantes de diversos níveis. Mas é sempre importante lembrar que os dias de ressaca não são recomendados para iniciantes.
2- São Conrado
O canto esquerdo de São Conrado é famoso. O pico forma ondas tubulares que formam um triângulo da junção da ondulação que bate no costão e vem de encontro a onda, muitas vezes dobrando seu tamanho.
O pico exige condicionamento físico e bom posicionamento.
É muito frequentado pela galera do bodyboard e bodysurf e as melhores condições são de swell leste e sudeste e vento leste.
3- Saquarema
Saquarema já foi palco das etapas do campeonato da WSL, e quem visita o local, entende essa escolha. As ondas chegam a 3 metros e quebram bem.
Mas, além do surf, o pico é muito buscado por bodyboarders, também experientes.
Vale a visita se você quer sentir um profissional.
4- Leme
Conhecida como Pipeleme, a praia é localizada no canto esquerdo da praia de Copacabana.
A melhor ondulação é de Leste/Sudeste. O local é mais frequentado por bodyboarders e bodysurfers, mas nos dias bons os surfistas conseguem aproveitar os tubos ocos e garantir altas fotos!
5- Arpoador
Carinhosamente chamado de Arpex, as ondas quebram próximo a Pedra do Arpoador, trazendo uma esquerda longa. As melhores condições vêm do Leste/Sudeste.
Além disso, o pico tem um grande diferencial: ele conta holofotes que permitem o surf noturno. Irado, né?!
Melhores praias de São Paulo:
Não podíamos deixar o litoral paulista de fora, casa de grandes nomes do Surf internacional, como o próprio tricampeão Medina.
1- Itamambuca
Localizado em Ubatuba, o pico respira surf, e foi importante para a difusão do esporte e sua cultura: ele sediou alguns dos primeiros festivais de surf da história. O pico recebe todas as direções de swell e funciona melhor com ondulações do quadrante sul.
Ele é um ótimo local para treinos para o Havaí e outras etapa das do CT já que a sua direita é longa e pesada.
2- Maresias
Localizada em São Sebastião, a 160km da capital de São Paulo, a cidade paulista respira surf e praia de Maresias já foi considerada uma das melhores para o esporte no mundo. O pico oferece ficou conhecido como a casa do tricampeão Gabriel Medina e oferece ótimas condições para o surf de março a maio e entre agosto e outubro. Mas lembre-se de uma coisa: o mar de Maresias não é para amadores - ele exige agilidade e prática.
Por fim, se você quiser fugir do crowd, considere ir em dias úteis. Nos fins de semana o local costuma encher.
3- Pitangueiras
Pitangueiras formou ninguém mais, ninguém menos que o nosso querido Mineirinho. O local é a escolha preferida de muitos surfistas e pode render até nos dias de swell pequeno.
Tente horários alternativos, já que o lugar costuma ficar crowdeado. As melhores condições vêm de sudeste ou leste e vento no quadrante oeste.
Agora a real briga de cachorro grande - as melhores praias do Brasil:
1- Cacimba do Padre
Não tinha como Fernando de Noronha ficar fora dessa lista, e ela veio representada por Cacimba do Padre. A ilha possui alto nível de preservação natural e água cristalina.
O melhor período para visitar é no verão, entre dezembro e abril, em que as ondas formam tubos e rendem cenas como essas a seguir:
2- Prainha
As praias de Itacaré são ótimas opções para quem deseja fugir do crowd, e a Prainha possui um lugar especial no coração de alguns surfistas.
As ondas podem ir de meio metro até 3 metros, com pesadas direitas e esquerdas.
As condições ideais são de Nordeste e Sul, com vento sul ou norte.
E além desse pico, Itacaré possui diversas outras praias paradisíacas que valem a visita, mesmo em dias de swell pequeno.
3- Regência
Localizada em Linhares, Regência é conhecida como a Vila Mágica dos Tubos, e não é à toa que leva esse apelido. O pico conta com bancos de areia espalhados por toda a sua extensão, o que resulta em ondas perfeitas e tubulares. Geralmente não é muito crowdeado, mas em alta temporada é comum ver o local mais cheio.
Ainda em nosso blog você pode sentir como é a energia de uma surftrip nesse local. Para ver mais, basta acessar este link.
Publicada em: 20/09/2021 11:05:32