Os melhores picos para surfar no Rio de Janeiro, São Paulo e outros lugares do Brasil (segundo nossos seguidores)!

O Brasil possui 2.095 praias. Pela grande quantidade, é difícil escolher A melhor, e por isso, fomos direto na fonte: nossos seguidores.

Publicada em: 20/09/2021 11:05:32


Não à toa, o Brasil tem se destacado crescentemente no surf, com destaque para o Brazilian Storm e seu precursor, Mineirinho. 

Mas diante de todas as opções disponíveis, quais são os melhores picos para praticar o surf? Nós fomos atrás dessas informações, mas ao invés de fazer pesquisas de acordo com sites de viagem, dados e órgãos com critérios engessados, fizemos algo melhor ainda: perguntamos aos nossos seguidores, frequentadores assíduos das praias do Rio, São Paulo e de surftrips. Perguntamos não objetivamente, mas subjetivamente, que pico possui um espaço especial no coração de cada um. E esses foram os resultados:

Os melhores picos do Rio de Janeiro:

1- Macumba: 

Seu nome oficial é Praia do Pontal, mas devido ao seu histórico de receber diversas oferendas religiosas de praticantes do candomblé e umbanda, ela ficou carinhosamente conhecida como Praia da Macumba. 

Localizado no Rio de Janeiro, o pico tem boas ondas o ano inteiro. Geralmente elas são compridas e cheias, o que permite praticantes de diversos níveis. Mas é sempre importante lembrar que os dias de ressaca não são recomendados para iniciantes. 

2- São Conrado

O canto esquerdo de São Conrado é famoso. O pico forma ondas tubulares que formam um triângulo da junção da ondulação que bate no costão e vem de encontro a onda, muitas vezes dobrando seu tamanho.

O pico exige condicionamento físico e bom posicionamento. 

É muito frequentado pela galera do bodyboard e bodysurf e as melhores condições são de swell leste e sudeste e vento leste. 

3- Saquarema

Saquarema já foi palco das etapas do campeonato da WSL, e quem visita o local, entende essa escolha. As ondas chegam a 3 metros e quebram bem. 

Mas, além do surf, o pico é muito buscado por bodyboarders, também experientes. 

Vale a visita se você quer sentir um profissional. 

4- Leme

Conhecida como Pipeleme, a praia é localizada no canto esquerdo da praia de Copacabana. 

A melhor ondulação é de Leste/Sudeste. O local é mais frequentado por bodyboarders e bodysurfers, mas nos dias bons os surfistas conseguem aproveitar os tubos ocos e garantir altas fotos! 

 

5- Arpoador

Carinhosamente chamado de Arpex, as ondas quebram próximo a Pedra do Arpoador, trazendo uma esquerda longa. As melhores condições vêm do Leste/Sudeste. 

Além disso, o pico tem um grande diferencial: ele conta holofotes que permitem o surf noturno. Irado, né?!

 

 

Melhores praias de São Paulo: 

Não podíamos deixar o litoral paulista de fora, casa de grandes nomes do Surf internacional, como o próprio tricampeão Medina. 

1- Itamambuca

Localizado em Ubatuba, o pico respira surf, e foi importante para a difusão do esporte e sua cultura: ele sediou alguns dos primeiros festivais de surf da história. O pico recebe todas as direções de swell e funciona melhor com ondulações do quadrante sul. 

Ele é um ótimo local para treinos para o Havaí e outras etapa das do CT já que a sua direita é longa e pesada. 

2- Maresias

Localizada em São Sebastião, a 160km da capital de São Paulo, a cidade paulista respira surf e praia de Maresias já foi considerada uma das melhores para o esporte no mundo. O pico oferece ficou conhecido como a casa do tricampeão Gabriel Medina e oferece ótimas condições para o surf de março a maio e entre agosto e outubro. Mas lembre-se de uma coisa: o mar de Maresias não é para amadores - ele exige agilidade e prática. 

Por fim, se você quiser fugir do crowd, considere ir em dias úteis. Nos fins de semana o local costuma encher. 

3- Pitangueiras

Pitangueiras formou ninguém mais, ninguém menos que o nosso querido Mineirinho. O local é a escolha preferida de muitos surfistas e pode render até nos dias de swell pequeno. 

Tente horários alternativos, já que o lugar costuma ficar crowdeado. As melhores condições vêm de sudeste ou leste e vento no quadrante oeste. 

 

Agora a real briga de cachorro grande - as melhores praias do Brasil: 

1- Cacimba do Padre

Não tinha como Fernando de Noronha ficar fora dessa lista, e ela veio representada por Cacimba do Padre. A ilha possui alto nível de preservação natural e água cristalina. 

O melhor período para visitar é no verão, entre dezembro e abril, em que as ondas formam tubos e rendem cenas como essas a seguir:

 

2- Prainha

As praias de Itacaré são ótimas opções para quem deseja fugir do crowd, e a Prainha possui um lugar especial no coração de alguns surfistas. 

As ondas podem ir de meio metro até 3 metros, com pesadas direitas e esquerdas. 

As condições ideais são de Nordeste e Sul, com vento sul ou norte. 

E além desse pico, Itacaré possui diversas outras praias paradisíacas que valem a visita, mesmo em dias de swell pequeno. 

 

3- Regência

Localizada em Linhares, Regência é conhecida como a Vila Mágica dos Tubos, e não é à toa que leva esse apelido. O pico conta com bancos de areia espalhados por toda a sua extensão, o que resulta em ondas perfeitas e tubulares. Geralmente não é muito crowdeado, mas em alta temporada é comum ver o local mais cheio. 

Ainda em nosso blog você pode sentir como é a energia de uma surftrip nesse local. Para ver mais, basta acessar este link

Publicada em: 20/09/2021 11:05:32

Meio da Barra

sábado - 16/10/2021
VELOCIDADE
4.27 kts
DIREÇÃO

ÁGUA
23º
TEMPO
23º

SEJA PREMIUM

Tenha acesso a cameras exclusivas, conteúdos e ao nosso alerta de swell.

ASSINE JÁ