Um até logo ao Mineirinho

Um grande destaque do surf brasileiro está se aposentando, e por isso, relembramos sua história.

Publicada em: 20/04/2021 11:38:28


A temporada de 2021 do Circuito Mundial de Surf está de volta, e ao mesmo tempo que ela é sinônimo de alegria para os fãs, para alguns, há uma pontinha de tristeza, afinal, Adriano de Souza está se despedindo das competições da elite do surf. 

Em homenagem a esse monstro, hoje vamos contar um pouco de sua história, conquistas e algumas curiosidades! Vem ver!

 

Mais conhecido como Mineirinho, Adriano é cria do Guarujá, nascido em 1987. Ele foi o mais jovem campeão de uma competição profissional, vencendo uma etapa do SuperSurf, do Circuito Brasileiro. 

Quatro anos depois, em 2006, entrou para a elite do surf, aos 19 anos, tendo então um caminho de vitórias e momentos marcantes, até chegar em seu momento de aposentadoria. 

Em 2011, Mineirinho venceu a terceira etapa da ASP World Tour, na Barra da Tijuca (RJ), tornando-se o primeiro surfista brasileiro a liderar o ranking mundial do esporte. Ainda no mesmo ano, ele se consagra campeão pela segunda vez na etapa do WCT, em Peniche, Portugal, contra nada mais, nada menos que Kelly Slater, decacampeão. 

Em 2013, Adriano venceu a segunda etapa WCT do ano, o Rip Curl Pro Bell’s Beach na Austrália. E em 2015, venceu a terceira etapa do WCT, o Drug Aware Margaret River, também no país. 

Ainda neste ano, Mineirinho sobe ao pódio em Pipeline, conquistando um título inédito e sendo o primeiro brasileiro a ser campeão no local. 

 

 O que o levou a sua aposentadoria?

Muitos podem se perguntar por que Mineirinho anunciou sua aposentadoria tão cedo, e se você não viu sua coletiva de imprensa, nós vamos explicar. 

Segundo o próprio, após o título mundial, a grande motivação para competir a sensação de prazer se foram e a rotina pesada se tornou super desgastante. Além disso, o surfista deu preferência para sair em alta, mantendo seu legado e reputação no surf de elite. 

Adriano deixou claro que não está largando o surf permanentemente, porém, não terá mais a rotina que estava fazendo-o mal. 

 

Curiosidades sobre o Mineirinho:

  1. Por que Mineirinho? Seu apelido foi herdado de seu irmão, que era chamado de Mineiro. Às vezes também é chamado de Capitão, por ser o mais velho (34 anos) dos brasileiros na competição. 
  2. Seu número da sorte é 13. Ele nasceu no dia 13, o código de sua cidade, Guarujá, é 013 e venceu pela primeira vez no mundial em 13 de outubro de 2009. 
  3. Já que o surf é a sua profissão, Adriano possui como hobby, mercado financeiro e bolsa de valores. 
  4. Seu primeiro salário como surfista foi aos 12 anos!
  5. Seu maior rival é Kelly Slater, dos últimos 15 confrontos, Mineirinho levou a melhor.
  6. A maior onda de sua vida ocorreu em Jaws, no Havaí, com cerca de 7 metros. 

 

E aí, vocês conheciam essas curiosidades? E todas essas conquistas do Mineirinho?

Nós do SurfConnect o admiramos muito, e só temos a agradecer pelos anos que se dedicou ao surf brasileiro. Valeu, Mineirinho! 

Publicada em: 20/04/2021 11:38:28

Meio da Barra

segunda-feira - 17/05/2021
VELOCIDADE
3.11 kts
DIREÇÃO

ÁGUA
23º
TEMPO
23º

SEJA PREMIUM

Tenha acesso a cameras exclusivas, conteúdos e ao nosso alerta de swell.

ASSINE JÁ