Novo Swell: a melhor oportunidade de 2017?
O terceiro swell de 2017 já aparece nos satélites e dessa vez, o mar fica grande mas liso.
Publicada em: 27/04/2017 12:13:02
Diferentes dos outros swells que tivemos nesse ano, quando o mar subiu mas também ficou mexido e balançado, o swell que entra na sexta-feira e vai até quarta-feira fica na maior parte do tempo com o vento bem fraco.
Considerando que o fundo no Rio de Janeiro tem dificuldade de segurar swells de grande porte e o que mais se observa quando o mar sobe é uma condição "out of control", a ausência do vento nesse próximo swell pode mudar esse cenário. Pode ser que tenhamos ondas grandes mas sob controle. Se for o caso, esse swell pode marcar a melhor oportunidade para o big surf em 2017.
Detalhes do swell:
Sexta 28/05: A chegada do Swell
A chegada do swell sempre traz muita água e as condições ficam balançadas. Apesar de vento fraco a tarde, na parte da manhã o vento é moderado.
>> Provavelmente não será o melhor dia de surf mas é importante observar como o swell está chegando em águas rasas.
Sábado 29/05: Ondas grandes e de terral
Tem cara de ser um dia de big surf. As boias então com um periodo de 14-15 segundos. O mar pode bater 2.5m e teremos vento terral fraco.
Domingo 30/05: melhor relação entre tamanho e qualidade
Com o swell perdendo força e as ondas atingindo 1.5m mas ainda com vento fraco, pode ser um dia de boas ondas.
>> Focar no surf matinal que o vento é terral. A tarde vira para sudeste fraco.
Segunda 01/05: Chances de voltar a subir
As boias voltam a marcar uma alta no período que sai de 13 para 14 segundos e o mar pode voltar a atingir 2 metros. A formação não deve ser das melhores, pois a tarde o vento fica moderado.
Publicada em: 27/04/2017 12:13:02