O guia completo para preparar seu cachorro para surfar
Preparamos um guia completo para você que é surfista, tem um filho de quatro patas e quer que ele te acompanhe até no mar!
Publicada em: 31/05/2021 15:53:24
Surfar já é bom, mas surfar com seu cachorro, fica muito melhor e já existe até uma categoria para o surf com os cães: surf dog!
O Surf Dog Events surgiu em 2006, e após adicionar Huntington Beach ao roteiro, em 2008, a competição Surf City Surf Dog ficou mundialmente conhecida.
Existem duas categorias: uma em que o animal surfa sozinho na prancha, e outra em que o equipamento é dividido entre cão e humano.
Primeiros passos: Pego meu cachorro, minha prancha e vamos à praia?
Bom, para começar a modalidade é necessário um preparo prévio, e manutenção diária para seu bichinho não desenvolver problemas de saúde.
O primeiro passo é conversar com o veterinário, entender quais os cuidados, fazer um check up para ver como ele está de saúde.
Estando tudo ok e liberado pelo veterinário, existem alguns pontos que devem ser destacados:
1- Proteção
Se você quer que seu animal surfe com você e acredita que ele vá curtir, você passará um bom tempo na praia, assim como ele. Por isso, é imprescindível que ele esteja protegido tanto internamente, com remédios anti pulga e carrapato em dia e externamente, utilizando um colete salva vidas para evitar acidentes.
Algumas raças são braquicefálicas (o crânio é achatado), como o Pug e Buldogue e por isso, a sua respiração é dificultada. Para eles, o equipamento é mais importante ainda, pois são cachorros que cansam mais rápido.
Fonte: SFGate
2- Não force-o a nada!
Algumas raças de cachorro praticamente nascem na água, como Golden Retriever e Labrador, mas outras, que possuem as raízes mais ligadas à baixas temperaturas, como o Collie e Husky Siberiano, podem não curtir tanto a água de primeira. Por isso, identifique o comportamento do seu cão na praia, se ele gosta de ir ao mar e apresente-o de pouco em pouco. Se após algumas tentativas ele ainda não se mostrar confortável, não adianta forçar. Essa ação só o fará se afastar mais ainda da atividade.
E, uma boa recomendação é contratar um adestrador que saiba fazer essa introdução de forma saudável e vá ensinar seu cão a se comportar na praia como um verdadeiro surfista.
3- Cuidados na praia
Como dissemos, alguns cachorros adoram praia, seja para ficar na areia ou no mar mesmo, e por isso, eles gastam muita energia e ficam muito expostos ao Sol. Você, como tutor, deve lembrar de hidratá-los sempre, levando água ou água de côco, e aplicando protetor solar na ponta do focinho, onde fica mais exposto.
Além disso, busque mares mais calmos para surfar com seu cão e fique sempre de olho nos sinais que ele te dá.
4- Cuidados pós praia
Ao chegar da praia, é importante que o sal e areia sejam retirados do pêlo, e que o cuidado com o ouvido seja frequente, afinal, ao entrar em contato com a água, é possível que acabe resultando em otite.
Saiba mais como é o dia a dia de um surf dog:
O Bono é um labrador chocolate, nascido em 2010 e aos 5 meses, já descobriu sua vocação para o surf, junto com seu tutor, Ivan. A partir daí, ambos competiram e foram pentacampeões na categoria cão-humano. Além disso, essa dupla também é detentora do recorde mundial de maior tempo em cima de uma prancha, dá só uma olhada:
Além dele, a família surf dog (como é chamada) é composta pelo Bali, um bull terrier que não é tão fã assim de água, Ivan e Camila, os tutores humanos, e a Cacau, filha do Bono.
Ela acrescentou a família há mais ou menos um ano e também está entrando no mundo do surf, aos poucos. No instagram de ambos pode-se ver a rotina dos animais na praia, como o esporte foi introduzido à Cacau e alguns momentos importantes do Bono.
E aí, curtiu? Então já começa os preparativos para poder surfar com seu filho de quatro patas!
Publicada em: 31/05/2021 15:53:24