O que fazer em caso de afogamento?

O afogamento é um dos principais acidentes aquáticos, e é importante que todos que frequentam a praia saibam os protocolos de atendimento.

Publicada em: 19/07/2021 17:44:41


Se você visse um afogamento saberia o que fazer? Teria uma resposta rápida? Nesses casos, ela é muito importante, pois cada segundo vale e pode fazer a diferença.

Nós, surfistas que estamos sempre no mar precisamos saber como agir nessas situações. Principalmente em situações como mudanças repentinas da maré e correnteza. É preciso ter um bom controle da respiração, calma e capacidade de nadar. Por isso, se virmos um caso como esse, é imprescindível saber o que fazer, sem colocar mais ninguém em risco. Certo?

 

O que fazer em casos de afogamento?

 

Primeiro de tudo, é importante entender o impacto que o afogamento causa no ser humano. O afogamento afeta a função respiratória, assim, a pessoa não consegue sair da água, obstruindo suas vias aéreas, e podendo acumular água nos pulmões. 

Porém, mesmo com a gravidade do problema, existem algumas técnicas e atitudes que podem amenizar seus impactos:

Uma delas é identificar o acidente. Como a pessoa não consegue pedir socorro, é mais difícil de identificar que está ocorrendo um afogamento, e por isso, deve-se manter atento aos sinais, como braços se debatendo. 

Além disso, se você conseguir identificar o afogamento, peça ajuda. Ligue para os Bombeiros (193) ou SAMU (192) ou acione a equipe de Guarda-Vidas mais próxima. Mas, enquanto ajuda profissional não chega, tente entregar um objeto flutuante para a pessoa, pode ser uma garrafa pet, isopor ou prancha. 

Nesse momento, é importante que você não tente entrar na água. Se a vítima estiver a ao menos quatro metros de distância, tente retirá-la estendendo um galho, cabo de vassoura ou objetos compridos. Mas se a distância for maior, o ideal é que se utilize uma boia com corda.

Mas, caso você tente retirá-la puxando-a, não ofereça a mão, e sim o pé. Isso porque devido ao nervosismo, pode ser que a pessoa acabe te puxando para dentro do mar também, o que pode piorar ainda mais a situação. 

Por fim, ao retirar a vítima da água, preste atenção em sua respiração, ouvindo e sentindo o ar que sai pelo nariz. 

Se ela estiver respirando, coloque-a em posição lateral até que médicos cheguem. Caso contrário, é provável que você encontre-a em um quadro de hipoxemia (quando a pessoa não consegue respirar, fica roxa e tem uma parada cardiorrespiratória) e nesse cenário, não há muito tempo para esperar e deve-se iniciar de imediato a permeabilização das vias aéreas. 

 

Casos famosos: 

O afogamento é o acidente mais comum, e já foi letal mais de uma vez. A atriz Naya Rivera se afogou e faleceu no Lago Piru, que ficou famoso justamente pelo seu histórico: 9 pessoas já morreram no local. 

Já no começo de 2021, o surfista Mikey Wright estava filmando a praia quando percebeu uma movimentação no mar. Logo entendeu que se tratava de uma vítima de afogamento, e por isso, correu para salvá-la, com sucesso. 

Por fim, voltando alguns anos atrás, o fundador dos Rolling Stones, Brian Jones foi encontrado morto em 1969, após combinar álcool, drogas e queda letal na piscina de sua casa. 

 

Sabiam dessas dicas? Quais outras instruções poderiam ser incluídas?

Publicada em: 19/07/2021 17:44:41

Meio da Barra

terça-feira - 28/09/2021
VELOCIDADE
3.11 kts
DIREÇÃO

ÁGUA
23º
TEMPO
23º

SEJA PREMIUM

Tenha acesso a cameras exclusivas, conteúdos e ao nosso alerta de swell.

ASSINE JÁ