Piscinas de ondas invadem o Hawaii
A futura criação de dois resorts com piscinas de ondas divide opiniões no Havaí
Publicada em: 14/06/2016 14:45:21
Nos últimos anos temos visto uma revolução no desenvolvimento de piscinas de ondas em todo o mundo. Agora, a criação de dois resorts turísticos no Havaí divide opiniões dos surfistas.
O Havaí é o berço do surf mundial e por lá não faltam ondas perfeitas de todos os tipos e tamanhos, entretanto, dois empreendimentos pretendem construir piscinas de ondas.
Um deles é o Honokea Surf Park do surfista de ondas grandes Brian Kealuana e seu sócio Keno Knieriem que já possuem experiência com piscina de ondas como o Nland Surf Park em Austin Texas que utiliza a tecnologia Wavegarden criada na Espanha.
O outro projeto é da Surf City Hui LLC , um resort com 400 unidades e uma piscina de ondas inspirada no filme The Endless Summer em parceria com Bruce Brown Filmes que fez o longa metragem icônico de surf de mesmo nome. A filosofia de design é de criar na piscina a dinâmica do oceano e da praia e não apenas focar na onda. A tecnologia utilizada é a americana PerfectSwell® e a ideia é expandir para outros países usando o mesmo conceito de hotéis com piscinas de ondas em destinos de surf premium.
As piscinas de ondas estão se tornando comuns e não somente em locais que não possuem litoral ou têm ondas de baixa qualidade com pouca regularidade. Pelo contrário, podem ficar mais populares em locais onde o surf está bem estabelecido pois existe uma maior quantidade de surfistas e potenciais clientes dessas ondas. Alguns surfistas têm oferecido uma certa resistência a ideia de piscinas de ondas já que foge a essência do surfe e tem grande apelo comercial. Entretanto, uma piscina torna a prática do surf mais controlável e segura permitindo que a onda seja regulada de acordo com a experiência do surfista, retirando a imprevisibilidade do mar.
Para o surf profissional também torna uma grande pista de treinos onde o surfista pode treinar manobras em ondas idênticas e assim melhorar a performance. A própria WSL (World Surf League) não descarta a possibilidade de realizar uma etapa do campeonato mundial de surf numa piscina.
A previsão de conclusão do Honokea é em 2016 e do Surf City Hui LLC no verão de 2017.
Saiba mais:
> http://honokea.com/
> http://www.surfparkcentral.com/
HONOKEA by Wavegarden Tecnology
Publicada em: 14/06/2016 14:45:21