Por que o Rio precisa de uma ressaca urgentemente?

Qualidade das ondas está prejudicada pelos fundos das praias

Publicada em: 13/04/2016 19:38:17


Nas últimas semanas, muitos surfistas tem reclamado da qualidade das ondas principalmente nos picos da zona sul e da Barra da Tijuca. Em algumas praias as ondas estão quebrando muito próximas a beira, enquanto em outras, um banco de areia deixa as ondas com má formação fechando na grande maioria.

No último final de semana (09 e 10/04/2016), verificamos em algumas câmeras, ondas de 1 metro, talvez até um pouco maiores nos picos da Zona Oeste. Já no Arpoador, no mesmo período, o mar estava totalmente flat.
Neste caso, a direção da ondulação não era a mais favorável para o Arpoador, mas totalmente flat, com essa configuração de ondulação, era algo que dificilmente acontecia antes. Normalmente quebraria uma marola de meio metrinho pelo menos.
Mas como podemos observar na foto abaixo, o Arpoador virou uma piscina. O que ocorre de estranho também é o tamanho da faixa de areia. A água do mar está quase batendo no posto salva-vidas do Arpoador.




Próximo ao Arpoador, no Posto 8 da Praia de Ipanema, observamos que a faixa de areia está normal, mas as ondas estão quebrando perto da beira mais parecendo com os picos de Copacabana.

Já no canto esquerdo da Praia de São Conrado, o famoso triângulo que os bodyboarders adoram tem salvado vários dias com boas ondas. Mas também constatamos uma faixa de areia muito reduzida com cerca de 2 a 3 metros em alguns pontos.

Na orla da Barra da Tijuca passando pela Reserva até o Recreio, em mais de 20 km de orla, a faixa de areia se apresenta em seu tamanho normal, mas um extenso banco de areia no outside faz com que a maioria das ondas feche por não existir muita variação de banco e "vala". 
Na foto abaixo pode se ver uma onda que fechou toda em um espaço de 200 metros no meio da Barra.



Por sorte os fundos entre o Canto do Recreio e Grumari tem proporcionado ondas com ótima formação e  feito a alegria da galera nos últimos swells que entraram.

Desde o ano passado houve uma mudança no regime de ventos e correntes causada pelo fenômeno El Nino, explica Mateus Parahyba, oceanógrafo formado pela UERJ.
“A ausência de ressacas e o predomínio de determinadas ondulações também pode causar a retirada de areia de lugares específicos e depósito em outras áreas. Isso pode causar estas bancadas de areia que estão atrapalhando as ondas em grande parte da orla”, afirma o oceanógrafo.

”Se entrar uma frente fria acompanhada de grandes ondas, a ressaca poderá formar as famosas “bocas” ou correntes de retorno que removem areia da região da arrebentação e da praia para levar para as camadas mais profundas do mar ou dependendo da direção da corrente, para outras praias.” completa Mateus.

Se a próxima ressaca vai melhorar a qualidade das ondas, é difícil dizer. Mas todos os surfistas estão aguardando ansiosos por uma mudança brusca nos fundos das praias.

Publicada em: 13/04/2016 19:38:17

Arpex

sábado - 12/07/2025
VELOCIDADE
2.5 kts
DIREÇÃO

ÁGUA
17º
TEMPO
17º

SEJA PREMIUM

Tenha acesso a cameras exclusivas, conteúdos e ao nosso alerta de swell.

ASSINE JÁ