Principais points para aprender stand up paddle

Com o verão, a incidência de ondas na orla carioca diminui favorecendo a prática do stand up paddle nas praias

Publicada em: 29/12/2015 15:02:26


O Rio de Janeiro possui várias praias e lagoas com águas calmas que favorecem o aprendizado do stand up paddle. Além das condições ideais para uma remada, o pano de fundo são alguns dos cartões postais mais belos do mundo. Principalmente durante o verão, não faltam opções para quem quiser iniciar no esporte já que a incidência de ondas nas praias é menor. Confira abaixo alguns dos principais points para aprender:

Praia Vermelha na Urca:
A Praia Vermelha é bem protegida das ondulações e por estar próxima a Copacabana não é tão poluída como a Praia da Urca e a Praia de Botafogo. Nos melhores dias a água fica cristalina. Também é um excelente ponto pra aprender e com um visual alucinante para o Pão de Açúcar. Nem sempre possui pranchas para alugar, mas se você já tiver o equipamente, chegando cedo é bem fácil conseguir vaga no amplo estacionamento.

 

Praia de Copacabana - Posto 6:
O posto 6 da Praia de Copacabana é o point mais popular do Stand Up Paddle no Rio. Muitas pessoas deram as suas primeiras remadas por ali já que em grande parte do ano, as ondulações não entram nesta area pela posição geográfica com o Forte de Copacabana ao lado. Dificilmente entra algum vento forte por ali e quando entra o vento sudoeste na maioria das praias do Rio, no Posto 6 entra um terral alisando o mar.
No local é possível alugar prancha e remo em várias barracas credenciadas pela prefeitura. Algumas também tem profissional credenciado para dar aulas.
Ao entrar no mar, é importante respeitar as bóias de natação que as assessorias esportivas demarcam para seus atletas.
A maior dificuldade de se remar por ali é estacionar o carro já que é uma praia muito movimentada. A dica é chegar cedo ou estacionar o carro no Shopping Cassino Atlântico.


Lagoa Rodrigo de Freitas:
A Lagoa é o lugar mais fácil de aprender a remar num stand up paddle pois não tem incidência de ondulação e apenas uma meia dúzia de barcos a motor tem permissão de navegar por ali. Só não é tão popular por conta da poluição que castiga sua água na grande maioria dos dias. Entretanto, durante o mês de dezembro, é quando mais gente vai lá remar por causa da Árvore de Natal que é montada. Pra remar na Lagoa é preciso ficar a tento ao local pra entrar. Existem decks no Parque dos Patins e em frente ao Palaphita Kit. Apesar de ser possível dar a volta na Lagoa remando, alguns pontos são muito sujos. O indicado é tentar remar próximo a raia do remo que vai do Humaitá ao Leblon passando pelo meio dela com vista para o Cristo Redentor.


Canal do Quebra-mar na Barra da Tijuca:
O canal do quebra-mar e a Praia dos Amores (saída do canal em direção ao mar) são dois pontos bem frequentados pelos remadores da zona oeste. Existem alçguns points que alugar pranchas e são frequentados pela galera que rema como o Espaço Pura Vida, a 360 Sports, Guarderia do Quebra-mar e o Sup Bar. O canal geralmente fica limpo com a maré cheia, principalmente nas épocas de seca. Quando chove fica impraticável remar na maré vazia. Os melhores dias para remar são durante a semana mas nos finais de semana, chegando bem cedo até umas 8h30 também é tranquilo de remar pois evita a galera do jet ski que invade o canal nos finais de semana. Na Praia dos Amores quando as ondas na Barra estão grandes rola um surf com marolas perfeitas e longas pra galera do stand up paddle.

Publicada em: 29/12/2015 15:02:26

Praia do Pernambuco

domingo - 13/07/2025
VELOCIDADE
1.7 kts
DIREÇÃO

ÁGUA
22º
TEMPO
22º

SEJA PREMIUM

Tenha acesso a cameras exclusivas, conteúdos e ao nosso alerta de swell.

ASSINE JÁ