O Rio é melhor do que Huntington
Após várias críticas de sites de surf estrangeiros, é hora da comparação certa
Publicada em: 09/05/2016 21:52:04
Muitos sites estrangeiros de mídia especializada em Surf tem críticado o Rio em vários aspectos, sendo um deles, a qualidade das ondas aqui no Rio.
É verdade que a qualidade da onda pode variar muito, pois como somos um beach break, dependemos do deslocamento de areia certo para que o fundo fique bom e forme boas ondas. Quando isso acontece, temos excelentes condições como as que rolaram hoje no Postinho. Quem surfou hoje no em frente ao palanque alternativo do WSL pode aproveitar boas condições (galeria de fotos). As ondas do Postinho ofereciam todos os tipos de manobra que um bom beach break pode oferecer: tubo, aéreo, rasgada, batida e etc.
É claro que não dá para comparar a onda no Rio de Janeiro com lugares como Fiji ou Pipeline pois isso seria comparar maçãs com laranjas. Se esses sites estão questionando se vale a pena manter a etapa aqui, deveriam questionar também se vale a pena manter a etapa do US Open of Surfing em Huntington Beach, por exemplo. Ambos são beach breaks e atraem milhares de fãs a praia.
Apesar do enorme prestígio, as ondas em Huntington oferecem menos oportunidades do que as do Rio. Em primeiro lugar, em Huntington não tem tubo. Além disso, grande parte das ondas por lá são de uma única manobra no outside, mata-se barata até chegar ao quebra-coco onde mais uma manobra é executada. A principal diferença é que lá é sempre assim enquanto no Rio, existe a chance de ficar clássico como rolou hoje.
É uma pena ver sites importantes tirando o prestígio de um evento tão incrível como o Rio Pro que inclusive foi recorde de público em 2015.
Vamos torcer para que tenhamos boas ondas esse ano e o Rio Pro se firme cada vez mais como uma importante etapa do tour.
Por Lauro Garcia.
Publicada em: 09/05/2016 21:52:04