
Sudoeste = Terral? Aonde e porque.
Em quais picos do Rio, o vento Sudoeste entra de Terral?
Publicada em: 19/07/2016 17:59:53
O Sudoeste é motivo de alegria e tristeza ao mesmo tempo. Alegria porque geralmente quem chega junto com ele, são as ondas e tristeza porque é um vento que pega as ondas que chegam no Rio pelas costas em função da nossa visada para o Sul, deixando o mar completamente mexido.
Entretanto, nossa geografia foi cortada de tal maneira que algumas praias acabam recebendo esse vento como terral e então fazem a alegria de todos os surfistas.
Vamos entender porque.
Praia do Diabo e Forte de Copacabana
Tanto a Praia do Diabo quanto o forte de Copacabana, contam com uma angulação favorável ao vento sudoeste. Isso porque, esse vento pega as ondas de frente nessas duas praias. Além disso, a pedra do arpoador funciona como escudo e faz redirecionamento do vento que vem mais de sul. Esse vento no caso, faz a curva na pedra e também entra de terral. No caso de Copacabana, a função é mais de escudo em função do formato da pedra.
Pontão do Leblon e São Conrado (direito)
Apesar de não ter uma angulação favorável ao vento sudoeste como Diabo ou Copa, o Pontão do Leblon foi abençoado com um escudo de vento chamado Morro Dois Irmãos.Esse morro impede que o sudoeste entre no ínicio da praia, ou seja, no Pontão do Leblon.
O mesmo fenômeno acontece com São Conrado, apenas com a diferença de morro, pois que o protege é a Pedra da Gávea
Canto do Recreio
A Pedra do Pontal, poderia ser chamada de quebra mola pelo vento sudoeste pois o que ela faz é literalmente tirar o vento do nível do mar antes que ele atinja o Canto do Recreio.
Publicada em: 19/07/2016 17:59:53