
Surf Trip Pavones na Costa Rica
Uma esquerda mágica num lugar perdido na América Central
Publicada em: 24/03/2016 18:01:19
A Costa Rica é um destino muito procurado pelos brasileiros que buscam sua primeira surf trip. Por conta da quantidade de praias com ondas perfeitas, clima e água quente, surfistas iniciantes e experientes voam durante todo o ano principalmente em direção às praias do Pacifico.
A maioria dos pacotes turísticos de agências especializadas em surf trips são direcionados para o Centro e Norte do País onde estão as famosas ondas de Ollie´s Point, Roca Bruja, Avellanas, Hermosa e Jacó. Entretanto, uma das melhores ondas do País é Pavones, que fica no Sul da Costa Rica na região de Puntarenas quase na fronteira do Panamá. Por conta da distância entre as praias, Pavones acaba não sendo o destino da maioria dos surfistas que preferem ficar na Penílsula de Nicoya que é próxima a vários picos.
Mas com a condição ideal, vale a pena curtir só Pavones. Pra isso, o melhor a fazer é monitorar o swell com antecedência e na hora certa comprar a passagem. Vai sair um pouco mais caro, mas compensa.
Do Rio de Janeiro e São Paulo, vários voos partem para a capital da Costa Rica, San José. A diferença é a escala que, dependendo da companhia aérea, vai parar no Peru ou Panamá. Dependendo do tempo de escala, a viagem dura de 9h30 a 14h. Para entrar no país é obrigatório Passaporte válido e carteira internacional de febre amarela.
Na Costa Rica em geral, as estradas são muito boas. Mesmo as que não têm pavimentação estão em boas condições (ainda mais pra quem está acostumado com as estradas no Brasil).
O ideal é alugar com antecedência pela internet um 4x4. A viagem de São José até Pavones é longa. A melhor coisa a se fazer é parar no meio do caminho em Hermosa ou Dominical e dirigir cedo no dia seguinte para Pavones. Mas pra quem tem disposição e motoristas fissurados pra revezar, dá pra ir direto. São cerca de 6 horas de estrada.
Pavones é uma cidade muito pequena. Se resume a uma praia, um rio, uma grande quadra de futebol e uma dúzia de bares e restaurantes, pequenas casas e pousadas. Não existem muitas opções de hospedagem disponíveis. Somente pequenas pousadas como a Waves View Cabinas Maureen, La Ponderosa Beach and Jungle Resort e a famosa “Pousada da Dona Júlia” que se chama Pousada da Perla e fica num dos melhores pontos pra quem quer surfar. O Castillo de Pavones já fica um pouco mais distante do pico (mas pode ser reservado pela internet).
Muitos surfistas chegam lá na hora e ficam onde tem lugar. Mas quando tem previsão de um bom swell, é melhor reservar antes pra não dormir na rua ou muito longe do pico já que além dos turistas de outros países, os próprios Costa Riquenhos descem o litoral pra surfar a onda.
Apesar de pequena, a cidade tem simples, porém excelentes opções de alimentação pra deixar qualquer surfista de barriga cheia pós caída. O principal lugar é o Bar e Restaurante La Plaza que fica bem central e dá pra tomar café da manhã, almoçar e jantar. Outro destaque é o mexicano Tico Mex Pavones.
A principal onda de Pavones quebra num river break com fundo de pedras arredondadas. Nos dias bons as ondas podem passar de 500 metros de extensão. Apesar de longa, a onda quebra relativamente próxima a praia. Em alguns casos é melhor voltar andando em vez de remando até o pico. Mas pra aproveitar bem a onda é bom estar com preparo nas pernas pois elas serão muito exigidas. O crowd é frequente nos dias bons, mas os locais são bem amistosos como em toda Costa Rica, claro que levando em consideração o respeito na hora de surfar e de se portar na própria cidade.
Pavones conta também com uma surfshop que pode salvar se você arrebentar o leash e até alugar uma prancha caso você quebre a sua.
Nos dias menores existe a possibilidade de atravessar o golfo de Pavones e tentar a sorte no Cabo Matapalo pegando um barco.
Nos dias flat a boa é explorar a cidade, como o Rio que desemboca em frente ao pico e possui quedas d´água, e as trilhas que adentram o vilarejo.
Pra ver o potencial da onda de Pavones, confira esse vídeo da Red Bull com Robby Naish de Stand Up Paddle dropando uma onda interminável.
Publicada em: 24/03/2016 18:01:19