Qual o melhor estilo de rabeta?
Quem já está no mundo do surf há muito tempo já encontrou seu espaço e seu estilo, mas quem está começando pode ainda ter dúvidas.
Publicada em: 08/07/2021 15:24:26
Nós, surfistas de longa data, estamos há mais tempo na estrada e somos loucos pelo esporte e sua cultura. Queremos que ela perdure durante muito tempo, e para isso, precisamos ajudar aqueles que estão no começo e ainda possuem dúvidas.
Nessa fase, é comum que a pessoa sinta que a prancha não está 100% de acordo com os objetivos e estilo de surf que ela está desenvolvendo. E isso pode melhorar ao escolher o estilo da rabeta de forma correta.
Vamos ver os principais tipos:
Rabeta Squash:
É a rabeta mais comum de ser encontrada, afinal, é a mais versátil delas. Com ela, é possível se aventurar em diferentes tipos de mares, o que facilita também para quem não tem um quiver.
Sua versatilidade vem do design, que possui um ponto de equilíbrio entre fatores que se comportam de forma oposta quando você está na parede da onda.
Seu formato faz com que a prancha tenha uma área considerável na parte de trás, gerando projeção e ajudando a manter a velocidade, principalmente nas partes mais fracas da onda.
Rabeta Round:
A rabeta round funciona em diversos tipos de pranchas, e por isso, é comum encontrar diversos surfistas que possuem um quiver usando essa mesma rabeta.
Ela encaixa super bem em dias de onda com mais pressão e tubulares.
Rabeta Swallow:
Originalmente pensada para ondas pesadas e tubulares, já que, na época, a ideia era que as duas pontas externas funcionassem para segurar melhor a prancha na parede da onda.
Porém, a rabeta se popularizou de verdade quando os surfistas perceberam que ela funciona melhor em ondas menores.
Rabeta Pin:
A preferida dos que encaram Nazaré. A rabeta pin funciona em ondas grandes e pesadas, e por isso, os big riders optam por ela, que traz controle ao surfista, principalmente nas curvas de alta velocidade.
Qual é o seu tipo de rabeta preferida?
Publicada em: 08/07/2021 15:24:26